Qual significado da Flor de Lótus

Eu sempre ouvi falar na Flor de Lótus em filmes, desenhos , livros e nunca soube o seu verdadeiro significado, esses dias me veio na cabeça essa flor e resolvi fazer algumas pesquisar e olha o que andei descobrindo…

No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.

No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.
É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente. Diz a lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, flores de lótus desabrocharam.

Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costumam surgir sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação.

Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais.

A flor de lótus representa um mistério para a ciência, que não consegue explicar a característica própria que possui de repelir microorganismos e partículas de pó.

É uma flor muito usada em tatuagens com diferentes significados associados a cada cor da flor. No Japão esta flor é muitas vezes tatuada em conjunto com o peixe koi, significando individualidade e força.

Na Yoga, a posição de Lótus (Padmásana) é a postura tradicional de meditação, em que a pessoa sentada entrelaça as pernas e pousa as mãos sobre os joelhos.
Espero que vocês tenham gostado do artigo, peço que Cadastre seu e-mail aqui embaixo para receber nossas melhores atualizações.

Cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações:

Obrigado, Volte Sempre!!!

  • Frederico feroli

    As divindades hinduístas vem sentadas na flor de lotus pq ela representa o o crescimento do universo sobre a diretriz da ordem e do caos, eles afirmam que universo se expande seguindo o mesmo movimento de desabrochar e morrer da lotus que abre o máximo suas pétalas para depois de fecha sobre ela mesma … Tudo começa no “BigBang” e o universo de expande até seus limites para depois se contrair até chegar novamente numa singularidade e forma um novo “BigBang” num movimento infinitamente contínuo …