Você sabe o que significa Dharma ?

Esses dias eu estava revendo um episódio de LOST e Fiquei pensando, de onde os produtores tiraram o nome Dharma, para quem nunca assistiu a Serie LOST a Iniciativa Dharma começou seu ambicioso projeto científico nos anos 70. Seus fundadores, Gerald e Karen DeGroot, aspiravam criar um grande complexo de pesquisas em uma ilha. Eles planejavam a construção de seis estações de pesquisa subterrâneas.

Então Vamos descobrir o que realmente significa:

Dharma, ou darma, é uma palavra em sânscrito que significa aquilo que mantém elevado. Também é entendido como a missão de vida, o que a pessoa veio para fazer no mundo.

A raiz dhr na língua antiga do sânscrito significa suporte. Mas a palavra encontra significados mais complexos e profundos quando aplicada à filosofia budista e à prática do Yoga.

Não existe correspondência ou tradução exata de dharma para as línguas ocidentais.

O Dharma budista diz respeito aos ensinamentos do Buddha Gautama, e é uma espécie de guia para a pessoa alcançar a verdade e a compreensão da vida. Pode ser chamado também de “lei natural” ou “lei cósmica”.

Os sábios orientais pregam que a forma mais fácil de uma pessoa se conectar com o universo e a energia cósmica é seguir as leis da própria natureza, e não ir contra elas. Respeitar seus movimentos e fluir conforme a lei natural indica. Isto faz parte da vivência do dharma.

Perceber e viver de acordo com o seu próprio dharma é a chave para a iluminação, para uma vida plena. É também associado à capacidade de um ser prestar um serviço aos outros. Então aceitar e trabalhar o seu dharma é uma forma de servir aos outros, e também leva à conexão com o universo.

Uma das formas de desenvolver o dharma é com a prática da meditação, para que o indivíduo se coloque em contato com os sentidos. Outra forma é com a prática do Yoga.

No Yoga, o dharma é a essência da existência baseada na verdade. E o dharma pode ser transmitido do mestre para o discípulo de for o caso de haver uma passagem de compreensão entre um e outros.

Dharma e Karma
O Karma é outro conceito da sabedoria oriental, e uma das leis dhármicas.

Karma vem da raiz kr em sânscrito, que significa fazer. Karma é uma ação. Funciona como a lei da ação e reação, da física ocidental de Isaac Newton.

No âmbito espiritual, o karma é a reação do universo em relação aquilo que a pessoa faz em toda a sua existência, incluindo outras passagens pelo universo, ou seja, outras vidas. Tanto as boas ações, como as más.

Para cumprir o dharma é preciso que haja a ação kármica. Ou seja, cada escolha diária, inclusive as menores decisões, influenciarão no fluxo da vida e no caminho para a consicência.

Espero que vocês tenham gostado do artigo, peço que Cadastre seu e-mail aqui embaixo para receber nossas melhores atualizações.

Cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações:

Obrigado, Volte Sempre!!!