Você Sabe por que os cães não gostam de algumas pessoas ?

Olá Meus Amigos, sempre vou passear com minha Border Collie Alasca aparece pessoas que pedem para fazer carinho e brincar com ela, mais sempre tem pessoas que ela fica muito brava e começa a latir, isso mesmo sem a pessoa chegar perco, ai eu começo a me perguntar, como pode ter pessoas que ela gosta e pessoas que ela não gosta. Fiz algumas pesquisas pela internet e olha o que descobri:

Isso pode acontecer por causa da capacidade dos cachorros de fazerem uma avaliação emocional de cada ser humano com quem têm contato. Na prática, isso significa que os cães tendem a evitar pessoas negativas.

Um estudo realizado em 2015, no Japão, comprovou que os cães interagem de forma diferente com cada pessoa. Eles constroem uma percepção própria da imagem de cada ser humano e passam a evitar aquelas pessoas que transmitem uma energia ou comportamento negativo.

Os pesquisadores japoneses apontaram que os cães domésticos avaliam a maneira como os seres humanos interagem uns com os outros. O estudo realizou duas condições experimentais para analisar o comportamento dos animais.

Na primeira situação, o proprietário do cão tentou abrir um recipiente para pegar um objeto e, em seguida, solicitou a ajuda de um ator. Nessa condição, o cão assistiu à cena sem interação, apenas observando enquanto o ator tentava ajudar seu dono.

Já na segunda situação, outro ator foi orientado a se recusar a ajudar e a se afastar da cena. O cão também se manteve em estado de observação.

Após as duas diferentes interações, os dois atores ofereceram comida ao cão. Neste teste, o cachorro escolheu o alimento daquela pessoa que ajudou seu dono.

O estudo mostrou que os cães têm uma aversão às pessoas que se comportam negativamente, que neste teste foram representadas pelo ator que se recusou a ajudar seu proprietário. Isso demonstra que os cães são sensíveis aos fatos que afetam a rotina de seus donos e que eles têm uma tendência maior a gostar das pessoas com as quais seus proprietários mantêm boas relações sociais.

Bom, realmente esse estudo é muito interessante, espero que tenha tirado a duvidas de vocês assim como tirei as minha duvidas.

Obrigado, até a proxima!

Cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações:

Fontes

  • Alisson

    A experiência que você vivencia com a sua cachorra vai de encontro as pesquisas que você publicou.

    • Cássio Ventura

      Exatamente Alisson, Obrigado pelo comentário ! – Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações!